Periodontia


 Perda dentária por cálculo dental.

Paciente apresentava mobilidade grau 3 nos incisivos centrais e laterais bilaterais e canino direito superiores, com perda óssea severa, supuração, sangramento intenso e lesão endopério entre o canino e lateral.
Medicação pré operatória e pós operatória: antibiótico terapia profilática, antiinflamatório e analgésico.
Anestesia local infiltrativa vestibular e palatina. Incisão em envelope com relaxantes na proximal dos primeiros pré molares , divulção gengival vestibular com exposição da região. Luxação dos elementos, avulção e curetagem e remoção de lesão e dos tecidos necrosados da região. Sutura com fio seda 3-0 e orientações à pacientes.
Abaixo as fotos dos dentes removidos. Note que os dentes não apresentam nenhuma restauração e nem cáries.

Vista vestibular - notar a presença dos cálculos

Vista proximal direita

Vista palatina

Vista proximal esquerda

Raio X Panorâmico - note os cálculos entre os dentes






 

A Periodontia tem evoluido muito nos últimos anos. A importância dessa especialidade é vista como necessária por todos as outras especialidades odontológicas, pois o cuidado com os tecidos de suporte periodontal faz com que os tratamentos realizados possam obter o máximo sucesso. Portanto os protocolos de tratamentos não cirúrgicos, as cirurgias reconstrutivas, de redução de bolsa periodontal, as raspagens e alisamentos radiculares manuais e com ultrassom, regeneração tecidual guiada, enxertos de tecido mole, enxertos ósseos e cirurgias estéticas são importantes meios de resolverem as doenças relacionadas aos tecidos de suporte.

Importante: Os periodontistas não estão muito informados quanto aos cuidados que devemos ter em relação aos pacientes que foram submetidos a tratamentos de câncer nas áreas de tórax e cabeça-pescoço, principalmente aqueles que foram submetidos a tratamento de radioterapia convencional, que não sejam os tratamentos por IMRT ou próton terapia (somente no exterior). Por que? Um câncer de mama que tenha sido tratado com cirurgia e radioterapia convencional, os raios da radioterapia com certeza atingirão áreas próximas ao pescoço e cabeça trazendo problemas para a salivação, como para os dentes e periodonto. Devemos nos informar a respeito da dose total de radioterapia que a área da cabeça recebeu e para isso devemos pedir ao radioterapeuta o alvo de aplicação ou a dose total recebida pelo paciente. Se esta for superior a 6000 cGy, o  profissional deverá tomar muito cuidado com o tipo de tratamento que irá sugerir.
Estou escrevendo sobre isso, pois é comum atendermos pacientes que foram submetidos a tratamento radioterápico ou com bifosfonatos e acredito que devemos incluir em nossa anamnese essas perguntas e sermos mais cuidadosos quanto ao tratamentos que realizarmos. Qualquer dúvida podem avaliar as postagem a respeito do assunto.

Comentários

  1. Olá Ricardo, sou periodontista e me interessei bastante por este assunto pois confesso que não havia pensado em possiveis contra-indicaçoes e os cuidados que devemos ter com pacientes submetidos a tratamentos radioterapicos. Quais os tipos de cuidados especiais que devemos ter com estes pacientes? Existe alguma contra-indicaçao de tratamento periodontal a estes pacientes ? caso seja possivel há como contactarmos por e-mail ? Meu e-mail é liviamoretti@gmail.com
    Parabéns pela iniciativa

    ResponderExcluir

Postar um comentário